É a estruturação dos cargos da empresa, definição das atribuições, responsabilidade, deveres, com os seus respectivos salários. Uma das suas principais características é a igualdade salarial sem nenhum preconceito ou favorecimento.
O plano de cargos e salários é uma ferramenta muito importante, já que pode trazer inúmeras vantagens e benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Para que ocorra a aplicação do plano de cargos e salários dentro da empresa deverá ocorrer, inicialmente, a estruturação de cargos e salários.
1.Estrutura dos Cargos
A estruturação de cargos da empresa consiste na coleta de informações acerca de cada posição existente na empresa com o objetivo de definir as atribuições, responsabilidades e impactos de cada cargo e função e, em regra, possui duas fases, quais sejam: a descrição de cargos e a análise de cargos.
A descrição dos cargos representa o detalhamento das atribuições, a periodicidade da execução e os objetivos do cargo. Depois disse é feito uma análise dos requisitos necessários para a ocupação.
2.Estrutura de Salário
Após a estruturação dos cargos, a empresa deverá estruturar os salários para cada cargo existente, aplicando salários compatíveis com o mercado atual, sempre observando no mínimo o piso salarial da categoria conforme a entidade sindical.
É possível as empresas adotarem contratualmente um salário para o período da experiência, e, outro salário, quando da transformação para contrato por prazo indeterminado.
Nesse caso, ocorre uma alteração salarial com o término do contrato de experiência.
3.Promoção
É muito importante a empresa definir os critérios de promoção para cargos hierárquicos do colaborador, para evitar problemas interno.
As promoções deverão ser analisadas com cautela, levando em consideração as responsabilidades que serão assumidas, pois havendo o aumento das responsabilidades, será necessário aumentar o salário.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Fonte: Econet Editora