O e-commerce (electronic commerce), ou comércio eletrônico, é um tipo de comercialização de compra e venda on-line de produtos e serviços. As transações financeiras são realizadas totalmente via internet, por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, telefones celulares ou tablets.

Atualmente as empresas têm utilizados algumas plataformas chamadas de marketplace, que nada mais é do que um portal de e-commerce colaborativo, um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores. O consumidor, estando em um único lugar, encontra diversos produtos de vários fornecedores e marcas, um marketplace reúne lojistas e consumidores, como se fosse um shopping virtual.

Exemplos de marketplace são: mercado livre, shopee, amazon, entre outros.

O comércio virtual é uma excelente alternativa para as empresas que desejam ganhar visibilidade, alcançar novos públicos, trabalhar com produtos de nicho, reduzir os gastos e aumentar as vendas.

Além disso, uma parcela cada vez maior da população virou adepta das compras online.

Hoje, praticamente existem lojas virtuais que vedem quase todos os tipos de mercadorias.

Mas lembrando que para iniciar uma loja online é preciso de um planejamento.

Primeiro: você deve conhecer mais sobre o assunto, em qual marketplace você vai divulgar, quais são os riscos existentes, quais serão as suas estratégias, como será o seu marketing, entre outros.

Segundo: procurar um contador para te explicar sobre qual é a melhor forma de tributação, quais são os impostos incidentes, como criar uma empresa, como emitir Nota Fiscal, como ter um controle financeiro e gerencial.

Terceiro: fazer um site, criar redes sociais da sua loja virtual.

Quarto e último: começar a vender.

Lembrando que o Marketing é muito importante para o sucesso do e-commerce.

O marketing é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

De acordo com o Sebrae, o e-commerce é parte integrante do e-business, tratado como uma atividade mercantil que faz a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente para a venda de produtos ou serviços, seguindo a estratégia estabelecida pelo e-business.

Toda loja virtual tem que emitir documento fiscal de acordo com o código de defesa do consumidor, por isso é necessário ter muita atenção sobre e claro da ajuda de um profissional contábil.

 

Quer saber mais? Quer abrir a sua loja virtual? Entre em contato conosco, porque somos especialistas no segmento de e-commerce.

 

Fonte: Contel Consultoria Contábil e Empresarial Ltda e Econet Editora.

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